Sua moto em detalhe!!

Tecnicamente falando, o rolamento é um componente que permite o movimento rotacional ou linear com baixo coeficiente de atrito e vibração.
Parece se tratar de um conceito complexo de engenharia, no entanto, seu entendimento é bem simples: esta equação proporciona ganhos de velocidade de giro (rotação) além de aumento de eficiência de todos os componentes envolvidos através da suavização do movimento e absorção das cargas. Auxilia também na preservação da vida útil dos demais conjuntos (cubos de roda – transmissão – virabrequim – embreagem – caixa de direção – etc.)
Para que esta fórmula tenha o êxito almejado, recomenda-se sempre efetuar as trocas de rolamentos ou qualquer outro componente nas concessionárias autorizadas ou em um mecânico de confiança. Nessa hora, o mais importante é preservar o equipamento e garantir ao usuário segurança e baixo custo de manutenção com retrabalhos desnecessários.

A vida útil de qualquer componente mecânico de uma motocicleta, assim como os rolamentos é muito difícil de estabelecer uma vez que depende de várias condições como tipo de solo no qual a motocicleta trafega, condução do motociclista, alinhamento das rodas, estado de conservação dos pneus, funcionamento correto de amortecedores e outros componentes de suspensão.
O manual do proprietário indica os parâmetros e manutenção preventiva e de troca destes componentes de acordo com cada modelo específico de motocicleta.
Manter manutenção em dia é sempre a forma mais sábia e econômica de aumentar a vida útil dos componentes e preservar a segurança do motociclista.
De modo geral os fabricantes de motocicletas indicam uma revisão periódica dos conjuntos de cubo de roda, por exemplo, a cada 10.000~12.000 km, e a troca dos mesmos a cada 20.000 km aproximadamente. O Mesmo ocorre com outras partes da moto que contenham rolamentos.
No dia a dia e, a fim de evitar transtornos deve-se prestar atenção a alguns sinais simples que podem indicar a necessidade de substituição destas peças fora dos prazos previstos.
Exemplo, rolamentos de roda dianteira ou traseira: O excesso de ruído e a vibração são as características mais claras de que alguma coisa não vai bem. Neste caso deve-se apoiar a motocicleta num cavalete e girar a roda manualmente a fim de certificar-se de que realmente há um barulho mais agudo (chiado), ou mesmo vibração ou dificuldade (emperramento) durante o giro.
Ruídos estranhos, vibração excessiva, sensação de peso na condução da moto, também são sinais que devem ser observados em outros conjuntos que possuem rolamentos acoplados como virabrequim – eixos de transmissão – embreagem – caixa de direção – etc.
No caso de confirmação desta suspeita, encaminhe-se a uma concessionária ou oficina mecânica para substituição das peças.

COMO E QUANDO FAZER A LUBRIFICAÇÃO DOS ROLAMENTOS?
Este procedimento é sempre muito controverso e pode causar danos indesejáveis aos componentes das motocicletas pois os rolamentos apresentam em geral duas versões:
Rolamentos abertos:
Sem a presença de vedações de borracha ou placas de metal nas laterais. Geralmente essas versões são aplicadas em locais onde haverá a lubrificação dos componentes por passagem de óleo (virabrequim – eixos primário e secundário da transmissão) ou aplicação de graxa (caixa de direção – suspensão - embreagem).
Como as partes envolvidas são de difícil acesso, além de sensíveis, indicamos sempre que se apliquem as orientações do manual do proprietário quanto ao prazo de lubrificação, além de levar a motocicleta a uma Concessionária autorizada ou mecânico de confiança para a realização deste procedimento.
Rolamentos vedados ou blindados:
 Nessas versões os rolamentos podem apresentar vedações de borracha (sufixo “NSE9” = 01 lado ou “-2NSE9” = ambos os lados) ou blindagens de metal (sufixo “ZE” = 01 lado ou “ZZE” = ambos os lados).
Na grande maioria das motos, os rolamentos nessas versões são montados nas rodas dianteira e traseira. Há algumas exceções em que rolamentos com vedação de borracha em apenas um lado (NSE9) é também encontrado em eixos primário ou secundário de transmissão.
As versões em que os rolamentos apresentam proteção dupla (2NSE9 ou ZZE), já são fornecidas com o volume de graxa estimado para a vida útil dos mesmos, ou seja, não é necessária a lubrificação das peças.
Já nas versões com proteção em apenas um dos lados (ZE ou NSE9), devem-se seguir os mesmos parâmetros de lubrificação dos modelos abertos.
Caso o próprio usuário decida promover a lubrificação das peças abertas ou com blindagem/vedação em um único lado, procure utilizar uma graxa específica para rolamentos, à base de sabão de lítio, facilmente encontrada em lojas especializadas em rolamentos.

CUIDADOS COM A FALSIFICAÇÃO
É cada vez maior a incidência de reclamações sobre defeitos de rolamentos para      motocicletas devido os mesmos serem provenientes de fontes duvidosas.
Trata-se do mesmo problema que o mercado automobilístico enfrenta há anos.
A Nachi Brasil fornece rolamentos em território nacional para a Moto Honda-Yamaha-Suzuki e Kawasaki, e vem tomando todas as providências cabíveis para coibir o comércio ilegal.
Lembre-se:
Utilizar rolamentos de qualidade inferior é perigoso pois pode causar desde uma simples quebra prematura até graves acidentes quando aplicados em pontos críticos da moto como rodas, caixa de direção, virabrequim.

ORIENTAÇÕES AO CONSUMIDOR
-         Procure identificar junto ao fabricante da motocicleta ou concessionária qual a especificação correta do rolamento a ser substituído antes de adquiri-lo;
-         Só compre rolamentos que estejam devidamente embalados, verificando se não há sinais de violação nos lacres das mesmas; 
-         Desconfie! Principalmente no caso de lhe oferecerem rolamentos com preços muito abaixo dos praticados no mercado;
-         Só adquira rolamentos de “DISTRIBUIDORES AUTORIZADOS”, esta é sua maior garantia.
-         Em caso de dúvidas, contate o departamento Comercial da NACHI BRASIL para melhores orientações.

APLICAÇÕES MAIS COMUNS
As principais aplicações encontram-se nos seguintes conjuntos: Árvore de comando – Embreagem – Carcaça – Virabrequim – Transmissão – Roda dianteira – Roda traseira – Caixa de direção – Balanceiro.
Os rolamentos mais utilizados são os aplicados nos conjuntos de roda dianteira e traseira (rolamentos radiais de esferas com vedação de borracha em ambos os lados). Sabidamente estas são as partes da motocicleta que mais sofrem com o uso diário, uma vez que estão expostas a diversos tipos de terrenos, temperaturas, vibração excessiva, contaminação por agentes externos como pó, terra, água, etc.

A MANUTENÇÃO PREVENTIVA É O SEGREDO!
A forma mais indicada de conservar a motocicleta e seus componentes é seguir o plano de manutenção preventiva conforme indicado no manual do proprietário.
Caso isso não seja possível, vale utilizar-se do bom senso para garantir maior durabilidade dos rolamentos e seus subconjuntos evitando submeter a motocicleta a condições de uso muito agressivas, tomando cuidado especial com pisos esburacados, poças d’água, enchentes, subir e descer em calçadas e escadas, etc.
Outra dica é, no caso de substituição dos rolamentos, buscar sempre utilizar peças originais e de procedência encontrados nas Concessionárias ou Redes Autorizadas de Distribuidores.

Procure a DISNAROL ROLAMENTOS e compre de um Distribuidor Autorizado de rolamentos originais de sua motocicleta!
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