Descubra como escolher o tipo de rolamento ideal para você

Os rolamentos estão presentes em quase todo tipo de máquina e tem como finalidade facilitar os movimentos e ajudar a reduzir fricções entre as superfícies. 

São itens praticamente indispensáveis e estão presentes em diversos equipamentos que fazem parte do nosso dia a dia, desde ventiladores até tratores agrícolas.

Mas, se você ainda não sabe como escolher o rolamento adequado, neste texto apresentaremos os principais tipos de rolamentos para ajudar você a fazer a escolha certa.

Continue a leitura!

O que são rolamentos?


Já sabemos que os rolamentos são indispensáveis, e que são responsáveis pelo bom funcionamento dos equipamentos e máquinas. 

Você pode mesmo pensar em todo tipo de máquina, pois, existem rolamentos que medem apenas dois milímetros, estes são aplicados a pequenos motores elétricos, como por exemplo, equipamentos usados em consultórios odontológicos, são máquinas pequenas e de alta rotação.

Então saiba que, tudo o que você ver “rolar” há um rolamento que favorece os movimentos e diminui atritos e ruídos. 

Conheça os principais tipos de rolamentos

Rolamentos industriais

Os rolamentos industriais são altamente necessários para diversos equipamentos industriais, o uso correto garante qualidade e produtividade dos serviços industriais e mantém a durabilidade das peças.

Além de favorecer o bom funcionamento de engrenagens, os rolamentos industriais são responsáveis pela movimentação de diversas máquinas, como esteiras planas e inclinadas, equipamentos de elevação.

É importante escolher bem os equipamentos da indústria e prestar manutenção regular objetivando o melhor custo-benefício.




Aqui você pode saber mais sobre rolamentos industriais

Rolamentos automotivos


O rolamento automotivo está localizado no eixo traseiro dos automóveis e como toda peça de carro deve receber manutenção periodicamente.

Como já sabemos a função do rolamento é fazer com que algo gire, no caso do rolamento automotivo tem como objetivo fazer a roda girar livremente e sem atritos.

Confira qual o momento certo para trocar o rolamento automotivo

Rolamentos agrícolas


Os rolamentos agrícolas são aplicados a diversos maquinários como colheitadeiras, tratores, redutores, e também a componentes como motor, cubo de rodas e transmissão.

São máquinas que estão em grande exposição à sujeira, pois são utilizadas em grandes plantações e que fazem grande esforço e tração. Por isso, é indispensável realizar manutenção regulamente e adquirir rolamentos agrícolas de alta qualidade para melhor desempenho do equipamento. 

Confira mais sobre rolamentos agrícolas

Conclusão

Para manter o bom funcionamento dos equipamentos, seja qual for sua funcionalidade, é preciso ficar atento para realizar manutenção periodicamente e verificar o funcionamento dos rolamentos prolongando a vida útil do produto principal.

Agora que você já sabe como escolher o tipo de rolamento ideal para você, saiba que a DISNAROL é o lugar certo para você comprar produtos originais e de alta qualidade. 

Quer saber mais? Clique aqui e fale com a nossa equipe de especialistas!




 
Busca